segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Play It Again, Sam! - Sonhos De Um Sedutor (1972)


Sinopse: Allan Felix (Woody Allen), um crítico de cinema que consome filmes ansiosamente e idolatra "Casablanca", é abandonado por Nancy Felix (Susan Anspach), sua mulher, que quer o divórcio pois não agüenta mais a insegurança emocional dele. Incapaz de lidar com este momento conturbado da sua vida, Allan busca consolo nos filmes que ama enquanto imagina Humphrey Bogart (Jerry Lacy) lhe dando conselhos de como Allan deve lidar com as mulheres, sendo que estes conselhos são desprovidos de qualquer sutileza. Paralelamente, um casal de amigos, Dick Christie (Tony Roberts) e Linda Christie (Diane Keaton), tentam ajudar Allan lhe arrumando encontros com outras mulheres, mas todos resultam em total fracasso em virtude da insegurança e nervosismo de Allan. Finalmente Allan percebe que tem passado mais tempo com Linda do que com qualquer outra mulher e sente-se atraído por ela, pois é a única mulher que ele se sente realmente à vontade. Linda se mostra receptiva às investidas de Allan, pois Dick tem trabalhado tanto que ela se sente abandonada. Mas Allan carrega um sentimento de culpa, por estar amando a mulher de seu amigo.


Ficha Técnica: 

título original:Play it Again, Sam!
gênero:Comédia
duração:1 hr 21 min
ano de lançamento: 1972
direção: Herbert Ross
roteiro: Woody Allen, baseado em peça teatral de Woody Allen
produção: Arthur P. Jacobs
música: Billy Goldenberg
fotografia: Owen Roizman
edição: Marion Rothman

Elenco: 

Woddy Allen, Susan Anspach, Jerry Lacy, Tony Roberts e Diane Keaton

Comentário: 

Sonhos de um sedutor é recheado do humor áspero e ácido de Woody Allen. Uma visível homenagem ao filme "Casablanca", portando, é necessário assistir essa grande obra prima cinematográfica antes de se meter nas bandas de sonhos de um sedutor. O filme aborda principalmente as dificuldades de um crítico de cinema metódico e cheio de jeitos cômicos  - como grande parte dos personagens de Allen - de meia idade de retomar a vida amorosa depois de um término de casamento. Vale a pena assistir esse excelente filme baseado na peça teatral. 

Trailer:  


Curiosidades:

- O título original de Sonhos de um Sedutor, "Play it Again, Sam!", é uma clara referência a Casablanca, já que esta é uma das frases mais famosas do filme.
- Na versão italiana de  Sonhos de um Sedutor, como não estava imediatamente claro ao público italiano a referência de "Play it Again, Sam!" com Casablanca, o nome do personagem de Woody Allen foi alterado de Allan para Sam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário